Aula 7 - Planejamento e Sequência Didática.
Figura 1 - Tabela de Taxonomia de Bloom
Nesta aula, nós conhecemos os aspectos essenciais de um plano de aula, levando em consideração a ideia de alinhamento construtivo e de aprendizagem centrada no aluno. Esta ferramenta é idealizada para que sua utilização se mostre eficiente em diferentes aspectos. O primeiro deles é a funcionalidade, pois é essencial que seja útil e gere resultados pretendidos. Em segundo, o produto deve ter facilidade em sua manipulação e, consequentemente, na sua aplicação. É essencial ao professor, que de posse desse material, perceba que o mesmo favorecerá sua ação docente, tanto no planejamento quanto na execução. Outro aspecto importante é a clareza da sua linguagem e acessibilidade dos materiais utilizados, pois um recurso eficiente, mas de difícil acesso não coopera com os objetivos deste trabalho que é principalmente utilizar-se de ferramentas de planejamento e execução para propiciar condições de aprendizagem significativa, evidenciadas através da validação dos conhecimentos aprendidos sobre termologia, mais especificamente calor e temperatura.
Para a elaboração desta sequência didática nos baseamos na Taxonomia de Bloom trata-se da teoria ou nomenclatura que descreve e classifica um objeto de estudo científico, de modo a explorar as características de um assunto específico e utilizá-las para determinado fim. A Taxonomia de Bloom serve para definir os objetivos da aprendizagem e planejar as aulas com base nessa identificação, respeitando a hierarquia dos objetivos educacionais. É uma classificação dos domínios de aprendizagem a partir de uma listagem das habilidades e dos processos envolvidos nas atividades educacionais, estabelecendo critérios avaliativos. Tem como premissa a ideia de que após uma atividade escolar os alunos adquiriram novos conhecimentos e novas habilidades, alcançando o objetivo principal do processo de ensino e aprendizagem. Para identificar como alcançar a aprendizagem, Bloom estabeleceu níveis hierárquicos que os alunos devem passar, ou seja, para atingir objetivos superiores, antes precisam compreender os inferiores. Para estabelecer o planejamento, é preciso considerar a área de aprendizagem, seus objetivos específicos, os instrumentos de avaliação e as atividades que precisam ser realizadas durante o processo no domínio cognitivo. Deve-se elaborar uma tabela com a definição dos objetivos educacionais, destacando os níveis do processo de ensino e aprendizagem que os alunos devem alcançar em cada etapa e as ações necessárias para que isso ocorra.
Foi disponibilizado um e-book possui 7 temas para serem trabalhados em grupos. Cada grupo escolheu um tema do e-book, que posteriormente deveria ser avisado através do fórum para que não houvesse repetição de temas. Após a escolha do tema do e-book pelo grupo, nos criamos um infográfico com a temática: Dilema social: O uso de máscaras na pandemia da Covid-19.
Comentários
Postar um comentário