Aula 8 - Sequência didática - Mapas Mentais e Conceituais
Para elaboração da atividade desta semana, primeiramente fizemos uma pesquisa para elucidarmos as diferenças entre mapas mentais e mapas conceituais.
O Mapa Conceitual é uma representação gráfica de conteúdo que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Foi desenvolvido na década de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak com base na teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os conceitos são escritos dentro de figuras geométricas como o retângulo ou elipses e são desenhadas linhas conectando os conceitos e suas articulações e desdobramentos. Nas linhas são colocadas expressões de ligação para dar sentido às conexões pensadas. Podem ser utilizadas uma locução ou um verbo como: "é", "deriva de", "pode ser feito com", "constituem” ou ainda quaisquer outras expressões que evidenciem as articulações estabelecidas.
A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões. Já os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurônio. A organização é feita de forma a encadear o pensamento. É possível trabalhar com as cores, inserir imagens, links etc. O uso de símbolos adequados no mapa mental facilita a memorização e compreensão das ideias relacionadas. Na prática é possível adotar os mapas conceituais ou mentais como estratégia de ensino, estudo e até mesmo avaliação.
Esta semana nós realizamos uma atividade que uniu os temas: planejamento, sequência didática e mapas mentais/conceituais. Cada grupo elaborou um plano de aula, contendo uma sequência didática relacionada ao tema "Aquecimento global".
Plano de Aula
1- Identificação
Escola : Instituto Federal de São Paulo - Campus de São Roque
Professor (a) : Beatriz Beltrami
Disciplina: Biologia
Série/ Período: 2ª série - Ensino Médio
Número de alunos: 25
2- Tema
Tema Geral da Aula: Aquecimento Global
Duração: 4 aulas
Fonte: https://www.sbmt.org.br/portal/relacao-explosiva-aquecimento-global-e-doencas-tropicais/
3- Objetivos
Compreender as consequências relacionadas ao aquecimento global;
Identificar atitudes e ações humanas que causam o aquecimento global;
Criar possíveis ações mitigadoras;
Fazer uma autoanálise.
4- Conteúdo
Efeito Estufa
Mudanças Climáticas
Aquecimento Global
Poluição
Efeitos dos gases poluentes na saúde
Desmatamento
Extinção de espécies
5- Desenvolvimento do Tema
A primeira aula será uma coleta dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Aquecimento global. Realizaremos isso com uma roda de conversa onde os alunos irão expor suas ideias e opiniões sobre o assunto.
Em um segundo momento, através de uma aula expositiva, falaremos sobre conceitos básicos que envolvem o aquecimento global como efeito estufa, poluição, desmatamento e efeito dos gases poluentes à saúde humana.
Na sequência, assistiremos o documentário Uma verdade Inconveniente (2006) - Davis Guggenheim e Al Gore, para a ilustração das consequências causadas pelo aquecimento global no planeta. Ao final do filme, formaremos grupos de 5 alunos para a realização de uma discussão em grupo sobre as questões levantadas pelo documentário. Em grupos os alunos deverão pensar e discutir sobre ações mitigadoras para a redução dos efeitos provenientes dos impactos ambientais negativos gerados principalmente pela ação humana.
Habilidade BNCC Ensino Médio: (EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
6- Recursos Didáticos
Lousa
Projetor
Dinâmica em grupo
7- Avaliação
Elaboração em grupo de um mapa mental.
8- Bibliografia
https://www.matanativa.com.br/medidas-mitigadoras-e-compensatorias-de-impactos-ambientais/
Ao final gravamos um vídeo para a apresentação da sequência didática
Comentários
Postar um comentário