Aula 8 - Sequência didática - Mapas Mentais e Conceituais

 Para elaboração da atividade desta semana, primeiramente fizemos uma pesquisa para elucidarmos as diferenças entre mapas mentais e mapas conceituais.

O Mapa Conceitual é uma representação gráfica de conteúdo que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Foi desenvolvido na década de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak com base na teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os conceitos são escritos dentro de figuras geométricas como o retângulo ou elipses e são desenhadas linhas conectando os conceitos e suas articulações e desdobramentos. Nas linhas são colocadas expressões de ligação para dar sentido às conexões pensadas. Podem ser utilizadas uma locução ou um verbo como: "é", "deriva de", "pode ser feito com", "constituem” ou ainda quaisquer outras expressões que evidenciem as articulações estabelecidas.

A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões. Já os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurônio. A organização é feita de forma a encadear o pensamento. É possível trabalhar com as cores, inserir imagens, links etc. O uso de símbolos adequados no mapa mental facilita a memorização e compreensão das ideias relacionadas. Na prática é possível adotar os mapas conceituais ou mentais como estratégia de ensino, estudo e até mesmo avaliação. 

Esta semana nós realizamos uma atividade que uniu os temas: planejamento, sequência didática e mapas mentais/conceituais. Cada grupo elaborou um plano de aula, contendo uma sequência didática relacionada ao tema "Aquecimento global".


Plano de Aula


1- Identificação

Escola : Instituto Federal de São Paulo - Campus de São Roque

Professor (a) : Beatriz Beltrami

Disciplina: Biologia

Série/ Período: 2ª série - Ensino Médio

Número de alunos: 25


2- Tema

Tema Geral da Aula: Aquecimento Global

Duração: 4 aulas


 

Fonte: https://www.sbmt.org.br/portal/relacao-explosiva-aquecimento-global-e-doencas-tropicais/


3- Objetivos

  • Compreender as consequências relacionadas ao aquecimento global;

  • Identificar atitudes e ações humanas que causam o aquecimento global;

  • Criar possíveis ações mitigadoras;

  • Fazer uma autoanálise.


4- Conteúdo

  • Efeito Estufa

  • Mudanças Climáticas

  • Aquecimento Global

  • Poluição

  • Efeitos dos gases poluentes na saúde

  • Desmatamento

  • Extinção de espécies


5- Desenvolvimento do Tema


A primeira aula será uma coleta dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Aquecimento global. Realizaremos isso com uma roda de conversa onde os alunos irão expor suas ideias e opiniões sobre o assunto.

Em um segundo momento, através de uma aula expositiva, falaremos sobre conceitos básicos que envolvem o aquecimento global como efeito estufa, poluição, desmatamento e efeito dos gases poluentes à saúde humana.

Na sequência, assistiremos o documentário Uma verdade Inconveniente (2006) - Davis Guggenheim e Al Gore, para a ilustração das consequências causadas pelo aquecimento global no planeta. Ao final do filme, formaremos grupos de 5 alunos para a realização de uma discussão em grupo sobre as questões levantadas pelo documentário. Em grupos os alunos deverão pensar e discutir sobre ações mitigadoras para a redução dos efeitos provenientes dos impactos ambientais negativos gerados principalmente pela ação humana.



Habilidade BNCC Ensino Médio: (EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.


6- Recursos Didáticos

  • Lousa

  • Projetor 

  • Dinâmica em grupo


7- Avaliação


  • Elaboração em grupo de um mapa mental.


 

 

8- Bibliografia

https://www.matanativa.com.br/medidas-mitigadoras-e-compensatorias-de-impactos-ambientais/

 

https://www.wwf.org.br/informacoes/uNewsID=6920&gclid=Cj0KCQjwt6LBhDlARIsAIPRQcIt_L0YVUUDh3JDjAFvPhP1w_HwQcZOPKLOd2O2C9sc9iQk8aPgvEaAjYgEALw_wcB

 

Ao final gravamos um vídeo para a apresentação da sequência didática





 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Metodologia de Painel Integrado

Aula 1 - Dinâmica Quebra-gelo