Aula 2 - Metodologia de Painel Integrado
A aula dois se deu com a utilização da metodologia de Painel Integrado para a discussão acerca do tema “Planejamento Escolar”. A metodologia em questão é excelente para uma participação ativa e efetiva de todos na discussão, trabalhando a autonomia do aluno e estimulando o trabalho em grupo.
O método consiste em organizar a sala em grupos organizados por letras do alfabeto, onde cada grupo será representado por uma letra. Dentro destes grupos cada integrante possui um número específico. Como exemplo, podemos pegar uma sala com 30 alunos, que será organizada em cinco grupos de A a E, e dentro de cada um destes grupos os integrantes serão numerados de 1 a 5, deste modo os grupos irão repetir números, o grupo A terá dois integrantes com número 1, o grupo B terá dois integrantes com o número 2 e assim por diante. Esta seria a primeira formação, onde cada grupo estudaria parte do assunto. Após a realização da primeira organização partimos para a segunda organização, onde os grupos neste momento irão se misturar, sendo organizados pelos números. O número 1 de cada um dos grupos anteriores, formado por letras, formará um grupo. O integrante número 2 de cada um dos grupos anteriores irá formar um novo grupo, e assim por diante.
A metodologia de Painel Integrado foi utilizada junto a ferramenta Coogle, que permite a elaboração de mapas mentais colaborativos de maneira totalmente online. Os grupos deveriam realizar um mapa mental na ferramenta que tivesse como tema o planejamento pedagógico. A ideia é que o mapa mental mostrasse o contraste de como é realizado o planejamento pedagógico nas escolas em que os integrantes dos grupos atuam e como seria o planejamento ideal para o grupo. Deste modo, o planejamento ideal deveria incluir a exploração das habilidades do século XXI, baseado em algum artigo a escolha do grupo.
A metodologia de painel integrado é extremamente aplicável em sala de aula, uma vez que permite uma interação ampla entre os alunos, estimulando o trabalho em grupo, porém ao mesmo tempo a responsabilidade individual juntamente ao protagonismo do aluno em relação a temática trabalhada.
Exemplo do mapa mental realizado na atividade com a dinâmica de painel integrado.
Comentários
Postar um comentário