Aula 13 - Team Based Learning ( Aprendizagem Baseada em Equipes)
A aula/palestra ofertada pela Profa. Dra. Nathalie Lousan sobre a Aprendizagem baseada em equipes foi dinâmica e interativa, apresentando uma metodologia sensacional para desenvolvermos parte das habilidades do século XXI.
Quando falamos sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem precisamos considerar os contextos em que estamos inseridos e respeitar diferentes tipos de abordagem, seja ela tradicional ou construtivista. É de extrema importância ter ciência de que os alunos são os principais responsáveis pelo seu aprendizado, sendo assim torna-se interessante mescla-los incentivando e desenvolvendo as interações interpessoais utilizando diferentes tipos de abordagem.
A Aprendizagem baseada em etapas (TBL) pode ser dividida em e etapas, como descrito na Figura 1.
A preparação pode ser realizada pelos alunos em casa, pela leitura de um artigo, assistir um vídeo, filme, etc.
Na classe os alunos podem responder um Teste individual de múltipla escola onde cada questão pode valer 5 pontos (se tiver 5 alternativas), por exemplo, mas o aluno pode atribuir notas para as alternativas de modo que a somatória de 5, caso esteja em dúvida entre as alternativas. Por exemplo, se o aluno está em dúvida entre a alternativa C e D, pode atribuir 2 para a C e 3 para a D. Se a letra D estiver correta ele soma 3 pontos ao final. O aluno também pode "chutar" atribuindo 1 para cada alternativa, conforme o exemplo abaixo.
Na sequência os alunos se reunirão em grupos e discutirão sobre as questões resolvendo uma "raspadinha" para descobrir a alternativa correta. Cada alternativa "raspada" que não for correta ele deixa de ganhar 1 ponto. Por exemplo, se a resposta correta foi a letra C e os alunos rasparem apenas a C, terão 5 pontos. Se os alunos rasparem primeiramente a D e depois a C, somarão apenas 4 pontos. Segue abaixo um exemplo de raspadinha.
Nessa fase da raspadinha o aluno já conseguirá identificar a alternativa correta e preencher a coluna "alternativa correta" do formulário individual. Após essa etapa, basta o aluno somar os pontos individuais e da equipe.
Esse tipo de atividade reúne três ou mais oportunidades de aprendizagem, considerando o desempenho individual, resultado do trabalho na equipe e avaliação entre os pares.
Por fim, os alunos devem responder um último questionário contento a "Etapa do Eu", "Etapa do Nós" e "Avaliação do método".
O uso dessa metodologia promove a integração dos estudantes, a autonomia discente, além de apresentar uma efeito colaborativo entre os pares. Desenvolve ainda habilidades socioemocionais como autopercepção, autoestima, resiliência, escolhas socialmente responsáveis, criação de estratégias e respeito das diferenças.
Segue abaixo um vídeo que descreve de forma interativa a metodologia apresentada acima.
Vídeo: Team-based learning - o que é e como fazer?
Eu já testei e aprovei. É muito dinâmico e os alunos gostam bastante. Jaque
ResponderExcluir