Aula 12 - Métodos Avaliativos

 




Quando pensamos em MÉTODOS AVALIATIVOS devemos sempre refletir: “O que queremos com a avaliação?” Afinal, a avaliação pode demonstrar se um objetivo foi atingido (segundo a taxonomia de Bloom) ou até mesmo fazer parte do processo de aprendizagem.

Alguns fatores podem influenciar diretamente a avaliação:

  • Feedback
  • Atribuir notas (medida numérica da aprendizagem)
  • Selecionar os estudantes
  • Influenciar comportamentos de aprendizagem (fazendo com que os estudantes estudem as matérias)
  • Satisfação sobre o esforço de aprendizagem.

 

Existem inúmeros métodos avaliativos, desde uma avaliação tradicional com perguntas e respostas discursivas ou de múltipla escolha até jogos e brincadeiras que somam uma pontuação. O importante é o professor ter claro sobre o que quer avaliar. Um educador Holandês Cees van der Vleuten, da Universidade de Maastricht criou uma “Fórmula de Utilidade” dos métodos avaliativos visando verificar a eficiência do método escolhido. Segundo o pesquisador o método avaliativo é afetado por 5 fatores:

U (Utility - Utilidade do método avaliativo) = R (Reliability - confiabilidade) x V (Validity - validade) x E (Educacional impact - efeito educacional) x A (Acceptability - aceitação) x C (Costs - custos)

Abaixo segue descrito um pouco sobre cada item. 

  • CONFIABILIDADE - quanto o método escolhido reflete o que os alunos aprenderam (nº de questões, linguagem, alternativas).
  • VALIDADE - Está alinhada com os objetivos de aprendizagem. O método escolhido consegue verificar se os objetivos foram atingidos?
  • EFEITOS EDUCACIONAIS - Como a avaliação permite aos estudantes desenvolverem os pontos mais complexos da aprendizagem? (Feedback e Feedforward) 
  • ACEITAÇÃO DOS INTERESSADOS - Por que é importante os alunos saberem aquilo que foi estudado?
  • CUSTO BENEFÍCIO - Valor agregado.

 

Entretanto, podemos discutir que é muito difícil estabelecer uma “fórmula” para mensurar o quão eficiente é  o método avaliativo, tudo vai depender do público envolvido e dos objetivos pretendidos.

 

Segue abaixo o link para o vídeo “The usability of assessment: Using the utility formula to select a method of assessment”, que explica detalhadamente sobre a “fórmula de utilidade”. 

https://www.coursera.org/lecture/assessment-higher-education/the-usability-of-assessment-using-the-utility-formula-to-select-a-method-of-u7PUa

 

Ao final da aula ministrada pelos docentes, realizamos uma  Atividade Avaliatória disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftkgfo9ro4TeKUFvYqn5Qv47zqbaAW1O7OXexOgcp5l7cOzA/viewform

Essa atividade foi elaborada a partir das contribuições dos discentes. Cada aluno elencou os objetivos de aprendizagem alcançados no final da disciplina ofertada. Todos os objetivos foram lançados em um fórum e votados pelos estudantes. Os 5 mais votados foram inseridos na avaliação proposta (utilizando o Google Forms)  para verificar o quanto cada aluno conseguiu atingir e desenvolver o que foi proposto, utilizando a seguinte escala: Não aprendi nada sobre isso; Aprendi, mas não sei explicar para outra pessoa; Sei o básico e posso explicar; Consegui aprofundar esse objetivo, mas não sei para que serve; Aprofundei esse conhecimento e sei como utilizá-lo.

 


Comentários

  1. É bem difícil achar a tal fórmula...mas podemos sempre tentar diversificar as avaliações para conseguirmos atingir um maior público. Jaque

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