Aula 12 - Métodos Avaliativos
Quando pensamos em MÉTODOS AVALIATIVOS devemos sempre refletir: “O que
queremos com a avaliação?” Afinal, a avaliação pode demonstrar se um objetivo
foi atingido (segundo a taxonomia de Bloom) ou até mesmo fazer parte do
processo de aprendizagem.
Alguns fatores podem influenciar diretamente a avaliação:
- Feedback
- Atribuir notas (medida numérica da
aprendizagem)
- Selecionar os estudantes
- Influenciar comportamentos de aprendizagem
(fazendo com que os estudantes estudem as matérias)
- Satisfação sobre o esforço de aprendizagem.
Existem inúmeros métodos avaliativos, desde uma avaliação tradicional
com perguntas e respostas discursivas ou de múltipla escolha até jogos e
brincadeiras que somam uma pontuação. O importante é o professor ter claro
sobre o que quer avaliar. Um educador Holandês Cees van der Vleuten, da
Universidade de Maastricht criou uma “Fórmula de Utilidade” dos métodos
avaliativos visando verificar a eficiência do método escolhido. Segundo o
pesquisador o método avaliativo é afetado por 5 fatores:
U (Utility - Utilidade do método
avaliativo) = R (Reliability - confiabilidade) x V (Validity - validade) x E
(Educacional impact - efeito educacional) x A (Acceptability - aceitação) x C
(Costs - custos)
Abaixo segue descrito um pouco sobre cada item.
- CONFIABILIDADE - quanto o método escolhido
reflete o que os alunos aprenderam (nº de questões, linguagem,
alternativas).
- VALIDADE - Está alinhada com os objetivos de
aprendizagem. O método escolhido consegue verificar se os objetivos foram
atingidos?
- EFEITOS EDUCACIONAIS - Como a avaliação
permite aos estudantes desenvolverem os pontos mais complexos da
aprendizagem? (Feedback e Feedforward)
- ACEITAÇÃO DOS INTERESSADOS - Por que é
importante os alunos saberem aquilo que foi estudado?
- CUSTO BENEFÍCIO - Valor agregado.
Entretanto, podemos discutir que é muito difícil estabelecer uma
“fórmula” para mensurar o quão eficiente é o método avaliativo, tudo vai
depender do público envolvido e dos objetivos pretendidos.
Segue abaixo o link para o vídeo “The usability of assessment: Using the
utility formula to select a method of assessment”, que explica detalhadamente
sobre a “fórmula de utilidade”.
Ao final da aula ministrada pelos
docentes, realizamos uma Atividade Avaliatória disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftkgfo9ro4TeKUFvYqn5Qv47zqbaAW1O7OXexOgcp5l7cOzA/viewform
Essa atividade foi elaborada a partir
das contribuições dos discentes. Cada aluno elencou os objetivos de
aprendizagem alcançados no final da disciplina ofertada. Todos os objetivos
foram lançados em um fórum e votados pelos estudantes. Os 5 mais votados foram
inseridos na avaliação proposta (utilizando o Google Forms) para
verificar o quanto cada aluno conseguiu atingir e desenvolver o que foi
proposto, utilizando a seguinte escala: Não aprendi nada sobre isso; Aprendi,
mas não sei explicar para outra pessoa; Sei o básico e posso explicar; Consegui
aprofundar esse objetivo, mas não sei para que serve; Aprofundei esse
conhecimento e sei como utilizá-lo.
É bem difícil achar a tal fórmula...mas podemos sempre tentar diversificar as avaliações para conseguirmos atingir um maior público. Jaque
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